Como Criar um Canal no Youtube - guia completo

Saiba como começar com seu canal já na frente da maioria

Por Mestre Digital

Criar um canal do Youtube é uma tarefa simples, mas há alguns passos a serem observados para que você não caia em erros simples que possam prejudicar a visibilidade dos seus vídeos. 

Acompanhe o blog Mestre Digital nesse artigo direto e completo, e tire todas as suas dúvidas quanto ao seu canal, quer você já o tenha criado ou não. 

 

O Youtube é a única plataforma em que se consegue vender o ano inteiro. Independente de regras de redes sociais, flutuações e funcionalidades, as pessoas estão sempre assistindo e pesquisando vídeos.

Por que Criar um Canal no Youtube?

Se você quer criar um canal no Youtube, é porque você tem um conteúdo para compartilhar com o mundo. E quer você esteja fazendo isso por hobby ou para monetizar o seu canal, o foco deve ser sempre esse: o conteúdo. Mesmo se você observar todas as regras de postagem, horários, palavras-chave, título e thumbinail, se você não tiver um conteúdo excelente, as pessoas não vão interagir (engajamento) com seu vídeo e nem vão seguir o seu canal. 

pasted image 0 21 easy resize.com

 

 

Por isso, pesquise muito bem o conteúdo antes de postar, grave e regrave o vídeo se for necessário, mas tenha a certeza de que o seu conteúdo é excelente, e que seu vídeo traz algo único, ou ao mesmo a visão única de alguma coisa. 

canais no youtube de literatura easy resize.com

As Pessoas Estão Buscando por Isso? 

Como criar um canal do youtube relevante? O Youtube hoje não é mais uma rede social, e sim um mecanismo de pesquisa, assim como o Google. As pessoas não entram no Youtube para interagir, e sim para buscar conteúdo. Por isso elas costumam começar a navegação com uma pergunta: “como consertar a torneira da pia” ou  “novos integrantes do BBB”.

Dessa forma, para criar um canal do Youtube relevante, é preciso alinhar o conteúdo e o nicho que você escolheu com o que as pessoas estão buscando. E isso pode ser feito de algumas formas. 

-site rapid tags

-aplicativos como VidIQ ou Tubebuddy

-Ubbersugest

-pesquisar em outros canais do mesmo nicho (fazer sempre vídeos melhores do que o que você viu). 

Nesses sites você pode pesquisar tanto assuntos quanto palavras-chave. Muitas vezes é interessante que a palavra-chave, ou uma variação dela, esteja no título. Mas nem sempre isso será possível. 

Como Criar um Canal no Youtube - configurações

print 2020 11 30 20 31 23 easy resize.com

O começo da configuração básica do seu canal deve ser a escolha do nome do canal, obviamente, e das hashtags associadas ao canal. Escolha um nome que traga autoridade sobre aquele assunto, e faça a sua estratégia de hasgtags com as mais buscadas do segmento.

Logo em seguida, se quiser, vincule a conta do google ads ao seu canal, para que você possa futuramente monetizá-lo. Se você não tiver uma conta do Google Adsa na hora de criar um canal no Youtube, o Google te guiará na criação de uma conta nova. 

 

Quanto à parte gráfica, crie e faça upload da logo do seu canal, juntamente com a capa do canal, pra deixar mais profissional. A capa deve der tamanho de 2048×1152, com proporção de 16:9. Mas se você fizer ambos (logo e capa) no Canva, o que recomendamos pela facilidade e profissionalismo, há um modelo de tamanho pronto por lá. 

Veja aqui todos os posts sobre estratégias de marketing no nosso Vlog

https://vlog.omestre.digital/category/estrategias-de-marketing/

Gravando e Editando seus Vídeos

1. Gravação

Com a evolução das câmeras de celular, não há fortes motivos para você comprar um equipamento profissional para gravação, a não ser que você queira mesmo, ou o tipo de vídeo peça uma resolução e gravação com áudio mais profissional. Dessa forma, ao invés de comprar câmera e microfone, você pode gravar no seu celular ou tablet. 

É importante fazer uma introdução rápida antes do início do conteúdo propriamente dito, explicando sobre o que é o vídeo, para evitar que as pessoas saiam antes dos 30 segundos iniciais, o que aos olhos do YouTube tira a relevância do vídeo. Por isso, nessa introdução falada procure aguçar a curiosidade de todos.

Outra dica importante é gravar seus vídeo em pequenos trechos. Anote os tópicos ou capítulos, e grave separadamente. Isso evita que você precise regravar o vídeo inteiro caso haja algum erro ou interrupção. 

 

2. Edição

A edição do vídeo pode ser feita em diversos apps.  Recomendamos o Filmora (pago), ou o VN editor de vídeos, que possui todos os recursos e é gratuito. 

Mas o que eu preciso editar no vídeo? 

-corte o vídeo exatamente no tamanho do conteúdo (tire os takes iniciais e finais, onde você estava se preparando para começar a falar, ou no final, quando você estava fechando as janela ou clicando para pausar sua gravação). 

-se quiser, faça uma pequena introdução gráfica tipo vinheta (dá pra fazer no canva) de uns 03-07 segundos, pra dar um ar profissional. Coloque essa introdução logo após a sua introdução falada no vídeo 

-crie pequenas transições simples entre cada trecho de vídeo gravado, para evitar cortes bruscos. Isso é legal, mas não é obrigatório. 

3. O Título Perfeito

O título do seu vídeo deve ser baseado, pelo menos no início (quando você ainda busca a projeção do seu canal), nas buscas orgânicas do Youtube. Ou seja, no início você fará vídeos de acordo com a procura das pessoas. Pesquise as palavras-chave e faça o seu título com a mais relevante, e com a menor concorrência que você encontrar. 

Por esse motivo o uso de um app como o ViqIQ ou Tubebuddy é tão importante: eles te entregam prontos palavras-chave e títulos adequados, uma pesquisa que demoraria dias para ser feita. 

Subindo seus Vídeos com Descrição

Antes de subir seu vídeo, renomeie o arquivo com a palavra-chave, para ele entrar no YouTube já com a palavra-chave e relevância. Logo depois, inicie no Youtube Studio a configuração da descrição do vídeo.

 

-o que colocar na descrição?

  1. As 03 primeiras linhas aparecem sempre que o seu vídeo é mostrado nas buscas e em qualquer dispositivo. E por isso a informação mais importante deve estar aí: link de afiliados, páginas de captura, ou alguma informação essencial;
  2. Crie uma descrição longa, detalhando o propósito do vídeo e se possível dizendo o que as pessoas podem aprender com ele. Nessa descrição deve estar a maioria das palavras-chave que você pesquisou;
  3. Repita o título do vídeo e coloque o link do seu próprio vídeo na descrição ( o link já estará disponível à direita da tela de edição);
  4. Coloque link de algum vídeo do seu próprio canal relevante para o assunto do seu vídeo de hoje. Se tiver uma playlist que pode ajudar, coloque a chamada e o link também. Se houver um link de vídeo de outro canal muito importante para o entendimento daquele tópico, não tenha medo em colocar e ajudar o seu público.
  5. Coloque o nome do seu canal em destaque e os seus perfis sociais. 
como-criar-um-canal-no-youtube
youtube thumbnail examples easy resize.com

Thumb dos Vídeos

A thumbnail dos vídeos é muito importante, ela é isca para quem busca por aquele assunto ou palavra-chave na lupa do youyube, e será o diferencial do seu vídeo. Ou seja, será o motivo que ele vai clicar no seu vídeo e não no vídeo abaixo ou acima na busca. 

Muitos dizem que colocar a sua imagem na thumb ajuda na identificação do canal, especialmente se você estiver buscando autoridade em um determinado assunto. E dizem também que imagem de pessoas (sua imagem ou de outras pessoas) ajuda também na identificação e as pessoas acabam clicando mais em thumbs com pessoas. Isso não é comprovado, mas a ideia é fazer uma thumbnail chamativa com o seu título em destaque, contrastando com o fundo dessa imagem.

Análises e Observações

O mais importante para aprender como criar um canal do youtube é a configuração inicial, com nome do canal e palavras-chave. Isso enviará ao Youtube a indicação certa do nicho que você está trabalhando. Depois disso, a regra geral é constância. Não é publicar vídeos todos os dias, não é publicar um mês e no outro esquecer. É ter regularidade. A regularidade traz o entendimento correto do objetivo do seu canal pro youtube, e ao mesmo tempo para os seus seguidores. 

 

Depois de entendido isso, vocês estão prontos para começar a criar os vídeos e aplicar as configurações a cada vídeo postado como mencionamos acima. Defina bem seu assunto, suas playlists e tenha certeza de estar fazendo a diferença para o seu público. Com toda a certeza eles (e o youtube) te recompensarão com sucesso. Não imediato, mas certeiro. 

 

Para manter a constância, crie uma lista de assuntos e títulos de vídeos, dentro das palavras-chave pesquisadas e relevantes. Escolha um título por semana, por exemplo, e essa programação antecipada de postagem trará mais segurança e facilidade para manter a regularidade. 

 

Espero que esse artigo te ajude. Qualquer dúvida comente nosso artigo e responderemos o quanto antes. Vamos trabalhar!

 

Compartilhe o conhecimento 

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Curso de Marketing Express -

Curso prático e gratuito de técnicas de marketing validadas. 

Aprenda com um dos maiores especialistas do marketing do Brasil, gratuitamente, em 04 aulas exclusivas e definitivas.
close-link