O Ciclo Improdutivo do Marketing Digital

Entenda o impacto negativo do boom digital no marketing e na forma como aprendemos as coisas.

A32116AA-922B-4975-A731-27D599A75CD5

Por Mestre Digital

A internet se tornou parte da vida de todos nós, um lugar e ambiente em que se pode fazer quase de tudo, incluindo se relacionar, conseguir amigos e contatos. E a nova comunidade digital globalizada, morada de incontáveis comunidades em todas as línguas conhecidas, também é o espaço para profissionais que buscam ganhar dinheiro, especialmente com marketing digital.

E como tudo na internet é superficial e efêmero, novos profissionais perceberam que era possível nesse novo ambiente ganhar dinheiro rápido.

6297EE5D C874 4CC8 8C34 BC4EE8991931

Profissionais de marketing, de comunicação, redatores, designers e programadores perceberam que a mina de ouro estava ali, naquela rede que conectava as pessoas 24 horas por dia. Mas como toda mina de ouro se torna ilusão para a maioria, a internet criou uma corrida pelo ouro que cresce a cada ano, e que a cada ano está corroendo esse novo ambiente com conteúdo vazio e materialismo barato

Marketing Digital e a Promessa de Dinheiro Fácil

Em países ricos de população pobre como o Brasil, a oferta de emprego é sempre insuficiente, e boa parte da população economicamente ativa está sempre me busca de oportunidades rápidas e minas de ouro de fácil acesso para fazer a vida e comprar o carro do ano. Essa é uma bomba-relógio para a economia de um país, e que entrou com tudo na internet brasileira. Nos dias de hoje, as palavras mais disputadas nos buscadores da rede estão relacionadas a ganhar dinheiro fácil ou ganhar dinheiro na internet color sendo que essa é uma promessa vendida a todo custo pelos ditos novos profissionais de marketing.


Na realidade, esses novos profissionais não possuem conhecimento algum de marketing, são pessoas na maioria das vezes sem qualquer formação (ou com formação superior pobre e sem qualidade) e que se dizem os novos gurus da internet. A outra parcela desses divulgadores do oásis financeiro digital são profissionais que cansaram dos seus antigos cargos em empresas competitivas e capitalistas ao extremo, e que tentam hoje ter mais dinheiro trabalhando menos. Contam maravilhas sobre os dígitos das suas receitas, mostram fotos dos cheques recebidos e de possíveis férias permanentes proporcionadas pelo trabalho de marketing digital, que consumiria apenas algumas horas do dia.

Toda essa ostentação gurus digitais (que muitas vezes nem chegaram aos 30 anos ainda) serve profissionais ou os atuais desempregados, para uma teia de produtos e serviços que teoricamente engordaria suas contas-correntes, com trabalho fácil a partir de casa. Essas pessoas compram a promessa, e o serviço ou produto, e aprende desse conteúdo a forma correta de atrair novos profissionais para o mesmo destino. Ou seja: é um ciclo vicioso que não traz nada de novo ou produtivo pra ninguém, e enchem as caixas de e-mails dos internautas com milhares de produtos que tentadores e inúteis. O dinheiro circula entre eles, que ganham e perdem, recebem e entregam, e não prestam qualquer tipo de serviço à sociedade e não ajudam em nada o crescimento do país.

060CD0E6 6A5C 467A 8C96 BF1344D89E5F

A Parcialidade dos Produtos Digitais

Um ponto interessante são os novos cursos em palestras e e-books disponíveis na internet, divulgados por esses novos profissionais, e que são mais baratos que livros comuns. Os e-books tratam de qualquer coisa: nutrição e dietas, cursos de leitura dinâmica, conselhos de sedução e conquista, marketing digital e, é claro: como ganhar dinheiro rápido na internet. Esses e-books não têm, em 95% dos casos, mais do que 50 páginas. Isso atende a uma preguiça de ler natural do brasileiro, e atende à falta de vontade dos novos profissionais em investir na própria educação. Mas tratam de forma frívola e parcial qualquer assunto, usando a pressa com a desculpa da praticidade. Como se conhecimento fosse prático, como se saber alguma coisa e se tornar referência em determinado assunto dependesse apenas de uma leitura de 5 minutos por dia na fila do banco ou na sala de espera do dentista.

Estratégias de marketing

A promessa do dinheiro na internet existe, já que todos os serviços migraram de certa forma para o ambiente digital. Mas essa armadilha do dinheiro sem esforço e do conhecimento sem profundidade não acrescenta nada a ninguém, nem mesmo aos que ganharam dinheiro com isso. Quem não sabe tem consciência do que está fazendo e não está preparado para o êxito tem pouca sabedoria para manter o que construiu, principalmente se essa construção for um castelo de cartas em formato digital.

Compartilhe o conhecimento

Curtir isso:

Curtir Carregando...